O fenómeno da música independente no Brasil tem sido bonito de se ver, porque nem só de samba, forró e derivados pode viver um país. Nos últimos tempos, têm sido inúmeros os projectos que têm chegado a este lado do Atlântico, atráves de blogs como o Miojo Indie, o Meio Desligado, e também graças ao Henrique Amaro, da Antena 3, que através do Portugália nos mostra os novos sons da lusofonia, dando especial destaque ao bom período criativo que o Brasil tem vivido no que toca à música. Apresentamos aqui seis artistas/bandas – projectos que achamos merecerem atenção da vossa parte.
Domenico Lancellotti, integrante do projecto +2, com Moreno Veloso e Alexandre Kassin, lançou este ano o seu álbum a solo: Cine Privê. Segundo o próprio, pensar a música ligada à imagem é inerente à sua forma de compor devido ao fascínio que tem pelo cinema.
SILVA editou um EP de apenas 20 minutos mas que, à primeira audição, nos soa a algo muito maior. A colecção de sons presente nas cinco músicas que compõem o trabalho é enorme, vagueando entre as típicas sonoridades que povoam o nosso imaginário de música vinda do Brasil, e sons mais ligados à electrónica. Um nome a reter.
Cícero é responsável pelo, provavelmente, maior sucesso musical de 2011 no Brasil. Não, não estamos a falar do famoso hit “ai se eu te pego”. Falamos de “Canções de Apartamento”. O disco é isso mesmo: um relato sobre um rapaz que vive num apartamento do Rio de Janeiro e que tem muito para contar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário